• Blog do Beneficiário
 
busque no blog
474 notícias
Se inscreva no Affego-Saúde: saiba como!
Entenda como se prevenir contra o câncer de intestino
Dores constantes no calcanhar podem ser indícios de fascite plantar, confira!
Coloproctologista do Affego-Saúde fala sobre câncer de intestino
Incontinência urinária
Beneficiário, participe da Campanha de Prevenção ao Câncer de Intestino do Affego-Saúde
O Melasma e suas marcas



 
 
 
 
Central de atendimento

Autorizações: 3096-7627
Credenciamento: 3096-7635
Faturamento: 3096-7630
Enviado em 25/06/19 às 10h17min
 
 
Dores constantes no calcanhar podem ser indícios de fascite plantar, confira!

Talita Moaby
 
 
 

A fascite plantar é o nome atribuído à inflamação nos membros inferiores localizados no lado de trás dos pés na região do calcanhar. Essa infecção pode ser ocasionada por estresse e esforço excessivo no local afetado. A região plantar dos pés é envolvida por membranas musculares responsáveis por manter todo o peso corporal; quando ocorre o desgaste desta região, um dos efeitos pode ser o aparecimento do chamado “esporão”.

O esporão é um tipo de saliência ou calosidade que se forma debaixo da planta dos pés e gera desconforto. É como se a pessoa sentisse pontadas agudas no local. Na verdade, são resquícios de ossos pontiagudos que vão se formando nas laterais ou até mesmo por de baixo da base do tronco.

A utilização demasiada de calçados de saltos muito finos ou largos por um espaço prolongado de tempo, sapatos muito apertados e a obesidade, contribuem bastante para que a inflamação aconteça prejudicando então o arco inferior do corpo. Ao sentir os sintomas deve-se procurar orientação médica para investigar a causa das dores. O diagnóstico é feito por especialistas em ortopedia, através de exames laboratoriais e de imagem; posterior a isso, é iniciado o tratamento.

Fisioterapia, analgésicos, utilização de órteses e cirurgia são alguns dos procedimentos descritos pelos médicos no trato da inflamação. Confira a seguir, alguns exercícios que podem ser realizados em casa para prevenção da inflamação plantar indicados pelo médico Drauzio Varella no site: drauziovarella.uol.com.br.

  • Congele água dentro de uma garrafa pet e role-a sob o arco plantar para frente e para trás durante 10 minutos;
  • Massageie a sola dos pés com uma bolinha do tamanho aproximado das bolas de tênis ou golfe, movimentando-a em todas as direções.
  • Sente-se no chão com as costas retas, estique as pernas e puxe a pontas dos pés com uma toalha;
  • Sentado numa cadeira, recolha do chão bolinhas de gude ou rolhas de garrafa utilizando apenas os dedos dos pés.
  • Pise na borda de um degrau com as pontas dos pés alinhadas e vá descendo apenas os calcanhares para fora do degrau, o máximo que conseguir, sem forçar muito. Permaneça nessa posição por alguns segundos. Depois volte à posição inicial e relaxe a musculatura;
  • Sente-se numa cadeira com a planta dos pés apoiadas no chão e os joelhos flexionados em 90º. Nessa posição, erga o calcanhar o mais alto que puder e pressione com toda a força possível as pontas dos pés contra o chão. Mantenha a posição por alguns segundos e vá abaixando os calcanhares devagar.

O Affego-Saúde cuida de você!
 
Fonte/Autoria: Talita Moaby - ASCOM Affego

 
 
AFFEGO - Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás
Rua Henrique Silva, Nº 312, Setor Sul, CEP 74.083-020 - Goiânia (GO) - Fone: 3218-5051