• Blog do Beneficiário
 
busque no blog
408 notícias
INFORME: Reajuste nos valores das coparticipações
10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental
“Devemos priorizar nossa saúde”, conta beneficiária que enfrentou o câncer de mama
Participe do Outubro Rosa do Affego-Saúde e previna-se contra o câncer de mama
Endocrinologista fala sobre cuidados com a saúde
Médica geriatra dá dicas para manter uma vida saudável
Expediente da Affego nesta quarta, 27



 
 
 
 
Central de atendimento

Autorizações: 3096-7627
Credenciamento: 3096-7635
Faturamento: 3096-7630
Enviado em 03/07/18 às 11h54min
 
 
Médica geriatra dá dicas para manter uma vida saudável

Alana Sales
 
 
 

A medicina geriátrica ou geriatria atua na prevenção e tratamento de doenças associadas ao envelhecimento do indivíduo, com o objetivo de prolongar a vida do paciente. O médico que atua nesta área trabalha com diversos fatores para a manutenção da saúde do idoso, tratando desde as doenças relacionadas ao sistema neurológico até os cuidados de enfermidades terminais, oferecendo recursos terapêuticos que possam amenizar dores e qualidade de vida.

 

Com o passar dos anos vamos envelhecendo cada vez mais rápido e com pouca saúde. Má alimentação, falta de exercícios físicos e uma rotina de trabalho e afazeres às vezes estressantes, são os principais fatores para o desenvolvimento de vários tipos de doenças. E envelhecer com saúde é o mais importante. A médica Geriatra Lívia Teixeira Neves, formada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, e Clínica médica atuante na área desde 2011, conta sobre a importância de manter a saúde em dia, principalmente na terceira idade.

 

Sobre os cuidados paliativos:

 

“Na verdade os cuidados paliativos começam com qualquer tipo de afecção que o paciente tenha, e que não tenha mais propostas terapêuticas. Ele se baseia na qualidade de vida, em focar na dignidade, conforto, e deve ser iniciado não só pelo paciente em estado terminal, mas na verdade desde quando se descobre a doença, basicamente é focar na qualidade de vida da pessoa idosa” afirma a Geriatra Lívia.

 

Esses cuidados paliativos podem ser realizados sobre doenças, tais como: doenças oncológicas, síndromes iniciais de demências, doenças neurológicas, doenças degenerativas, HIV AIDS, entre outros.

 

Lívia ressalta que: “Se estuda muito a questão da fragilidade do idoso e de como se deve elaborar essa avaliação, já que se têm critérios de vulnerabilidade, de infecções recorrentes, e de muitas comorbidades”.

 

Quando perguntado a médica quais são as circunstâncias que os beneficiários do Affego-Saúde devem procurar pelo geriatra, Lívia conta que a qualidade de vida é um dos principais fatores que muitos buscam no atendimento em seu consultório: “Muitos me procuram porque querem um envelhecimento saudável, querem prevenir doenças preveníveis, querem saber dicas de ter mais saúde mais qualidade de vida na velhice tudo isso, o pessoal costuma me procurar.” expressa Lívia”.

 

Mudar hábitos

 

Finalizando, a Geriatra fala sobre possíveis cuidados focados na qualidade de vida da pessoa idosa, e algumas recomendações para aqueles que ainda não apresentam nenhuma dessas doenças degenerativas: “Eu brinco muito que não existe fórmula mágica, tem muita gente que vem esperando uma questão de uso de hormônios. A receita de sucesso é a mudança de hábito, se você quer ter um envelhecimento saudável, se você quer envelhecer bem, você tem que focar na sua saúde com bons hábitos alimentares, exercício físico regular, e além disso uma outra coisa que eu gosto de conversar muito com o paciente é que não só a gente tem que estar bem fisicamente, mas mentalmente bem, e socialmente também. Eles devem ter uma vida social ativa, fazer atividades que eles tenham o prazer de fazer, isso tudo é muito importante”.

 

 

Dias e horários de consultas:

 

Local: Ambulatório do Affego-Saúde

 

Quarta: Drª Lívia Teixeira Neves (Geriatra)

Horário: 08:00 às 11:00 sala 108

 

Quarta e Quinta: Drº. Alberto Carlos Cajuí (Geriatra)

Horário: 08:00 às 11:00 sala 107


 
Fonte/Autoria: Alana Sales e Talita Moaby - ASCOM

 
 
AFFEGO - Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás
Rua Henrique Silva, Nº 312, Setor Sul, CEP 74.083-020 - Goiânia (GO) - Fone: 3218-5051