• Blog do Beneficiário
 
busque no blog
416 notícias
Adiada a Campanha de prevenção contra o câncer de pele em dezembro
Affego ganha ação contra ANS
14 de Novembro | Dia Mundial do Diabetes
Elmo Martins fala da importância da prevenção contra o câncer de próstata
Médico urologista fala sobre a importância do exame de PSA na prevenção ao câncer de próstata
Psicólogo fala sobre procedimentos cirúrgicos que necessitam de avaliação psicológica
Expediente da Affego nesta sexta, 26



 
 
 
 
Central de atendimento

Autorizações: 3096-7627
Credenciamento: 3096-7635
Faturamento: 3096-7630
Enviado em 03/07/18 às 11h54min
 
 
Médica geriatra dá dicas para manter uma vida saudável

Alana Sales
 
 
 

A medicina geriátrica ou geriatria atua na prevenção e tratamento de doenças associadas ao envelhecimento do indivíduo, com o objetivo de prolongar a vida do paciente. O médico que atua nesta área trabalha com diversos fatores para a manutenção da saúde do idoso, tratando desde as doenças relacionadas ao sistema neurológico até os cuidados de enfermidades terminais, oferecendo recursos terapêuticos que possam amenizar dores e qualidade de vida.

 

Com o passar dos anos vamos envelhecendo cada vez mais rápido e com pouca saúde. Má alimentação, falta de exercícios físicos e uma rotina de trabalho e afazeres às vezes estressantes, são os principais fatores para o desenvolvimento de vários tipos de doenças. E envelhecer com saúde é o mais importante. A médica Geriatra Lívia Teixeira Neves, formada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, e Clínica médica atuante na área desde 2011, conta sobre a importância de manter a saúde em dia, principalmente na terceira idade.

 

Sobre os cuidados paliativos:

 

“Na verdade os cuidados paliativos começam com qualquer tipo de afecção que o paciente tenha, e que não tenha mais propostas terapêuticas. Ele se baseia na qualidade de vida, em focar na dignidade, conforto, e deve ser iniciado não só pelo paciente em estado terminal, mas na verdade desde quando se descobre a doença, basicamente é focar na qualidade de vida da pessoa idosa” afirma a Geriatra Lívia.

 

Esses cuidados paliativos podem ser realizados sobre doenças, tais como: doenças oncológicas, síndromes iniciais de demências, doenças neurológicas, doenças degenerativas, HIV AIDS, entre outros.

 

Lívia ressalta que: “Se estuda muito a questão da fragilidade do idoso e de como se deve elaborar essa avaliação, já que se têm critérios de vulnerabilidade, de infecções recorrentes, e de muitas comorbidades”.

 

Quando perguntado a médica quais são as circunstâncias que os beneficiários do Affego-Saúde devem procurar pelo geriatra, Lívia conta que a qualidade de vida é um dos principais fatores que muitos buscam no atendimento em seu consultório: “Muitos me procuram porque querem um envelhecimento saudável, querem prevenir doenças preveníveis, querem saber dicas de ter mais saúde mais qualidade de vida na velhice tudo isso, o pessoal costuma me procurar.” expressa Lívia”.

 

Mudar hábitos

 

Finalizando, a Geriatra fala sobre possíveis cuidados focados na qualidade de vida da pessoa idosa, e algumas recomendações para aqueles que ainda não apresentam nenhuma dessas doenças degenerativas: “Eu brinco muito que não existe fórmula mágica, tem muita gente que vem esperando uma questão de uso de hormônios. A receita de sucesso é a mudança de hábito, se você quer ter um envelhecimento saudável, se você quer envelhecer bem, você tem que focar na sua saúde com bons hábitos alimentares, exercício físico regular, e além disso uma outra coisa que eu gosto de conversar muito com o paciente é que não só a gente tem que estar bem fisicamente, mas mentalmente bem, e socialmente também. Eles devem ter uma vida social ativa, fazer atividades que eles tenham o prazer de fazer, isso tudo é muito importante”.

 

 

Dias e horários de consultas:

 

Local: Ambulatório do Affego-Saúde

 

Quarta: Drª Lívia Teixeira Neves (Geriatra)

Horário: 08:00 às 11:00 sala 108

 

Quarta e Quinta: Drº. Alberto Carlos Cajuí (Geriatra)

Horário: 08:00 às 11:00 sala 107


 
Fonte/Autoria: Alana Sales e Talita Moaby - ASCOM

 
 
AFFEGO - Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás
Rua Henrique Silva, Nº 312, Setor Sul, CEP 74.083-020 - Goiânia (GO) - Fone: 3218-5051